Pânico retorna aos cinemas com boa mescla entre passado e futuro, mantendo vivo o apelo da série
Dez anos se passaram desde que Pânico 4 retornou aos cinemas e ensaiou uma volta da franquia de terror que foi sucesso nos anos 90. Pânico 5 – ou simplesmente Pânico, como algumas peças de marketing ressaltam – parece mais claro no seu propósito de retorno, sem deixar de lado o universo de personagens que carregou a franquia no passado.
Apostando em um roteiro carregado de referências às produções anteriores, e dialogando com o espectador de uma forma eficiente, Pânico 5 diverte e apresenta cenas de morte bem elaboradas. Ainda além, a produção não se perde e deixa portas abertas para a retomada da franquia nos cinemas.
Pânico 5: de volta a Woodsboro
Um novo assassino mascarado está à solta em Woodsboro. Desta vez, a vítima é Tara (Jenna Ortega) e, como não poderia ser diferente, todos ligados a ela são suspeitos. Desfilando conhecimento sobre o filme Facada – o filme dentro do filme –, as regras principais para que o filme funcione são estabelecidas e, daí em diante, inicia-se a caçada contra o criminoso.
Sabendo dosar o limite entre se levar a sério e rir de si mesmo, o roteiro de James Vanderbilt (Mistério no Mediterrâneo) e Guy Busick (Casamento Sangrento) costura uma trama de tal forma que, ao mesmo tempo que apresenta novos personagens, também prevê a ajuda de figuras conhecidas, sobreviventes dos massacres dos filmes anteriores.
A condução da história se dá por meio de Sam Carpenter (Melissa Barrera) e seu namorado Richie Kirsch (Jack Quaid). Juntos, eles investigam de que forma os novos assassinatos estão ligados ao passado.
O novo e o velho convivendo em harmonia
Para trazer detalhes sobre a participação dos veteranos da franquia neste texto seria preciso dar spoiler sobre a trama – e não farei isso. Porém, a produção conduz com maestria a introdução de Dewey Riley (David Arquette), Gale Weathers (Courtney Cox) e Sidney Prescott (Neve Campbell) na nova trama.
Todos, sem exceção, têm papeis decisivos e seus momentos de brilhar. Além disso, mostram a mesmo vitalidade em suas participações e dão mais consistência e veracidade à trama. Longe de serem meros coadjuvantes recebendo uma homenagem no texto, eles auxiliam a conduzir a história, de tal forma que os atos insanos são justificados – e ficam bem claros até o final do filme.
A nova leva de personagens contempla quase todos os “tipos clichê” dos filmes de terror e, acredite, há um ótimo motivo para isso.
Uma sequência de decisões acertadas
Dirigido pela dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett (ambos de Casamento Sangrento), Pânico 5 se sai bem ao fazer apostas ousadas. Não se trata de um reboot com novos personagens e nem de uma sequência em que vemos os personagens antigos anos depois. É a mescla entre as duas ideias que estabelece o sucesso da trama, e a condução atenta a detalhes dos filmes anteriores é um ponto forte.
Pânico continua sendo uma franquia com grande apelo, sabendo rir de si mesmo e dos filmes do gênero, ao mesmo tempo que traz ao espectador uma trama com sentido, pontuada por momentos de tensão, slash e gore no melhor estilo das principais produções de terror.
Por suas escolhas acertadas, a franquia Pânico não só deve seguir ativa nos cinemas, como também deve resgatar e incentivar os espectadores reverem as produções antigas – que permanecem sendo bastante atrativas.
Nota 7.
Sinopse
Vinte e cinco anos após uma série de crimes brutais chocar a tranquila Woodsboro, um novo assassino se apropria da máscara de Ghostface e começa a perseguir um grupo de adolescentes para trazer à tona segredos do passado mortal da cidade.
Ficha Técnica
- Título original: Scream.
- Origem/Ano: Estados Unidos/2022.
- Direção: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett.
- Roteiro: James Vanderbilt e Guy Busick, baseado em personagens de Kevin Williamson.
- Produção: Paul Neinstein, William Sherak e James Vanderbilt.
- Fotografia: Brett Jutkiewicz.
- Montagem: Michel Aller.
- Música: Brian Tyler.
- Elenco principal: Neve Campbell (Sidney Prescott), Courteney Cox (Gale Weathers), David Arquette (Dewey Riley), Melissa Barrera (Sam Carpenter), Jack Quaid (Richie Kirsch), Mikey Madison (Amber Freeman), Jenna Ortega (Tara Carpenter), Dylan Minnette (Wes Hicks), Jasmin Savoy Brown (Mindy Meeks-Martin), Mason Gooding (Chad Meeks-Martin), Sonia Ammar (Liv McKenzie), Marley Shelton (Sheriff Judy Hicks), Skeet Ulrich (Billy Loomis) e Kyle Gallner (Vince Schneider).
Curiosidades
Pânico 5 estreou globalmente nos cinemas em 13 de janeiro de 2023.
O orçamento de Pânico 5 foi de US$ 24 milhões e o filme arrecadou mais de US$ 137 milhões nos cinemas.
Quinto filme da série. Os demais foram Pânico (1996), Pânico 2 (1997), Pânico 3 (2000), Pânico 4 (2011) e Pânico 6 (2023).