Legado Explosivo

Apenas mais um filme de Lean Neeson, igual a outros tantos que você já viu por aí

Legado Explosivo

Alguns atores, por melhores que eles sejam, personificam certos “tipos” que dispensam apresentações. Legado Explosivo é um filme que segue a “fórmula de cinema de Lean Neeson”, consagrada – e repetida – em filmes como Busca Implacável [e suas sequências], Caçada Mortal, Noite Sem Fim, O Passageiro, apenas para citar produções da última década.

Um cara durão, com treinamento militar ou habilidades de luta, que é provocado, tenta não reagir, mas de repente se vê envolvido em alguma caçada implacável, na qual deve ir até o fim para sobreviver, salvar alguém ou provar a sua inocência. Os elementos estão aí e mesmo antes do filme começar você já sabe o que esperar.

O Legado Explosivo de Lean Neeson

O Legado Explosivo é uma adaptação de título bastante pertinente. O original, “Honest Thief” [“Ladrão Honesto”] me parece menos impactante e não se assemelha com o de outros títulos de ação estrelados pelo ator. Mesmo os posters e as artes do filme são facilmente confundíveis com os de outros títulos estrelados por ele – e essa “confusão” é proposital, tenha certeza disso.

Legado Explosivo

Aqui, Lean Neeson interpreta Tom Dolan, um ladrão de bancos que explode cofres e vem cometendo o mesmo crime há muitos anos e sem ser pego. Ex-militar, ele tem habilidades com explosivos acima da média e um talento natural para não deixar rastros.

Quando ele conhece e se apaixona Annie Wilkins (Kate Walsh), ele decide contar a verdade ao FBI, mas em contrapartida exige um acordo: devolve todo o dinheiro, desde que passe pouco tempo na prisão e que possa ficar na cidade de Boston, para que sua futura esposa possa visitá-lo com frequência.

O que parecia uma tratativa simples se mostra um pesadelo quando ele se vê diante da inépcia da polícia – desinteressada no caso – e da corrupção de alguns homens da corporação, que querem o dinheiro para si. Disposto a provar que é um homem bom, apesar dos crimes, ele passa a perseguir – e ser perseguido – na tentativa de provar a verdade.

A trama é o que menos importa

A descrição acima da trama de Legado Explosivo é o que menos importa. Obviamente, não darei spoilers aqui, mas se você já viu algum tipo de filme do “estilo Lean Neeson” você já sabe exatamente o que vai acontecer e é justamente esse o propósito da produção: mantê-lo entretido por cerca de 90 minutos.

Legado Explosivo

O diretor Mark Williams (de Um Homem de Família) sabe que esse não é um filme para impor a sua marca – e não o faz. A produção repete clichês e fórmulas já vistas em filmes anteriores sem o menor pudor. E, ao que parece, seu trabalho foi bem avaliado, pois já durante a estreia de Legado Explosivo, Williams está escalado para dirigir Agente das Sombras, filme de ação ainda sem data de estreia estrelado por… Lean Neeson.

A fórmula ainda funciona

O que está em jogo aqui é a capacidade de executar uma fórmula, não a de propor algo novo ao espectador. Ao final do filme, certamente você terá a sensação de já ter visto essa história em algum lugar. E mais: dias depois você já não será capaz de distinguir se uma cena de ação que você viu foi em Legado Explosivo ou Caçada Mortal.

Em resumo: Legado Explosivo repete uma fórmula que (ainda) funciona. Não se trata de uma produção ruim, pelo contrário, ela entretém, mas não espere que ele vá acrescentar alguma coisa em termos de cinema a quem quer que seja. E enquanto a fórmula continuar funcionando, certamente veremos mais filmes “estilo Lean Neeson” por aí, um segmento da indústria de cinema com cadeira cativa entre as estreias e que ano após ano continua somando boas bilheterias.

Tal qual seus personagens, Neeson segue a obcecado em repetir a fórmula até que ela se esgote por completo – ou que chegue a hora da sua aposentadoria. Aos 68 anos, ele ainda parece ter muito gás para ampliar o legado explosivo que deixará para os amantes dos filmes de ação.

Nota 6.

Sinopse

Depois de conhecer uma mulher especial, um célebre ladrão de bancos tem uma crise de consciência e decide se entregar à polícia. Em troca da confisão, ele faz algumas exigências – como ficar próximo da família e ter a sua pena reduzida.

Porém, quando o FBI o procura para negociar, dois agentes mal intencionado veem na situação a oportunidade de enriquecer rapidamente. Tem-se início então uma caçada na qual provar a inocência e encontrar os culpados passa a ser uma arma para ambas as partes.

Ficha Técnica

  • Título original: Honest Thief.
  • Origem/Ano: Estados Unidos/2020.
  • Direção: Mark Williams.
  • Roteiro: Steve Allrich e Mark Williams.
  • Produção: Craig Chapman, Tai Duncan, Jonah Loop, Myles Nestel e Mark Williams.
  • Fotografia: Shelly Johnson.
  • Montagem: Michael P. Shawver.
  • Música: Mark Isham.
  • Elenco principal: Liam Neeson (Tom Dolan), Kate Walsh (Annie Wilkins), Jai Courtney (John Nivens), Jeffrey Donovan (Sean Meyers), Anthony Ramos (Ramon Hall) e Robert Patrick (Samuel Baker).

Curiosidades

Legado Explosivo estreou nos cinemas do Leste Europeu e do Canadá em 8 de outubro de 2020. No Brasil, estreou nos cinemas em 7 de janeiro de 2021.

Com um orçamento de cerca de US$ 30 milhões, Legado Explosivo arrecadou pouco mais de US$ 31 milhões nas bilheterias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *