Roteiro força demais a barra em alguns momentos, mas ainda assim consegue entregar uma sequência de bom nível para adultos e crianças
Depois do sucesso de bilheteria de Um Tio Quase Perfeito, lançado em 2017, Um Tio Quase Perfeito 2 chega com a missão de manter o bom nível da primeira produção trazendo novos personagens para a trama. A boa notícia: ainda que seja levemente inferior ao primeiro, o resultado é um filme divertido de se ver sem maiores preocupações.
Depois dos eventos ocorridos no primeiro filme, Tio Toni (Marcus Majella) se tornou um sucesso. Ele é o melhor amigo dos filhos de Angela (Leticia Isnard) e até mesmo arranjou um emprego como orientador de crianças em uma escola. Porém, o inimigo agora é outro. Beto (Danton Mello), o novo namorado de Angela, também é um cara legal e que se dá bem com os pequenos.
Com ciúmes e tendo em vista a possibilidade de perder o posto de “tio mais legal da família”, ele começa a investigar Beto e arma algumas situações para que Angela desista do relacionamento.
Algumas situações não são tão naturais assim
O trio de roteiristas Sabrina Garcia, Rodrigo Goulart e Leandro Muniz foi mantido para essa sequência e aqui mantém o nível de trabalho. Entretanto, se na primeira produção tínhamos mais piadas voltadas para as crianças, aqui é o conflito em situações específicas que marca os pontos de ação, por assim dizer, no filme.
Nem todos funcionam a contento. Quando Toni e as crianças perseguem Beto para ver se ele estava traindo Angela, o encontro entre ambos se torna constrangedor à medida que o diálogo não se desenvolve bem. É como se a corda fosse sempre esticada ao máximo, o que invariavelmente acaba fazendo com que ela arrebente algumas vezes.
Não se trata de cobrar verossimilhança em um filme infantil – cujo propósito já é o de criar situações embaraçosas e absurdas por si só como força cômica. A questão é o saber “a hora de parar”. Toni, por exemplo, mesmo em momentos de tensão – como quando Angela dá um bronca nele por um encontro armado com o ex – insiste em piadas que minimizem a situação.
O ponto é: se por um lado isso mostra que Toni é uma eterna criança, não sabendo a hora de parar de “brincar”, por outro isso não condiz com o seu enorme coração, que se revela em situações extremas. Se, em momentos de clímax, a opção fosse por abraçar o drama e, por que não, fazer chorar, poderíamos ver momentos melhores, como os que aparecem nesse sentido no primeiro Um Tio Quase Perfeito.
Marcus Majella: um ator principal promissor para comédias de situação
Marcus Majella não é um novato. Em vários dos sucessos da comédia nacional ao longo dos últimos 10 anos ele esteve presente, mesmo que com papeis secundários, como em Vai Que Cola: O Filme e Tô Ryca! Um Tio Quase Perfeito é o seu projeto “solo”, por assim dizer, e o ator domina com desenvoltura essa proposta.
Como uma comédia de situação baseada em seu personagem, há espaço para que novos projetos se repitam ao longo dos anos, criando para ele uma espécie de franquia. O humor de Majella funciona e ele consegue fazer rir sem muita dificuldade.
O ator também poderá ser visto em Os Salafrários, filme que estreia na próxima semana nos cinemas brasileiros. Se dentro dessa franquia seu desafio a partir de agora será encontrar novos roteiros que sustentem o bom personagem, nas próximas produções o desafio será criar algo diferente de Tio Toni.
De qualquer forma, assim como o primeiro filme, Um Tio Quase Perfeito 2 garante bom entretenimento despretensioso e merece uma chance, especialmente para ser visto com a família.
Nota 6.
Sinopse
Tio Toni agora é o melhor amigo das crianças e todos gostam da sua companhia. Angela, sua irmã, está com um namorado novo, Beto, um sujeito simpático e aparentemente sem defeitos, o que desperta a inveja de Toni: ele não quer perder o posto de o cara mais legal da família.
Para isso, ele passa a investigar Beto e a armar ciladas para ele a fim de que Angela termine com ele e os dois não cheguem a se casar. Será que ele vai descobrir alguma coisa de errada com Beto ou vai acabar quebrando a cara?
Ficha Técnica
- Título original: Um Tio Quase Perfeito 2.
- Origem/Ano: Brasil/2021.
- Direção: Pedro Antônio Paes.
- Roteiro: Leandro Muniz, Rodrigo Goulart, Sabrina Garcia e Pedro Antônio Paes.
- Produção: Erica Iootty e Mariza Leão.
- Fotografia: Rodrigo Graciosa.
- Montagem: Leonardo Gouvea.
- Música: Fabiano Krieger e Lucas Marcier.
- Elenco principal: Marcus Majella (Tony), Ana Lucia Torre (Cecília), João Barreto (João), Júlia Svacinna (Patrícia), Sofia Barros (Valentina), Leticia Isnard (Angela) e Danton Mello (Beto).
Curiosidades
Um Tio Quase Perfeito 2 foi lançado nos cinemas brasileiros em 7 de janeiro de 2021.
Segundo filme da série. Anteriormente foi lançado Um Tio Quase Perfeito (2017).