Criação de uma das marcas de tênis mais famosas resulta em ótimo filme dirigido por Ben Affleck
Assistir à história da criação de um tênis, a princípio, não parece um tema muito atrativo para um filme, mas Air: A História Por Trás do Logo entrega um resultado acima da média. Os grandes méritos aqui estão no ótimo roteiro de Alex Convery, em seu primeiro trabalho, e na sinergia entre a dupla Ben Affleck e Matt Damon.
Para quem estudou marketing ou comunicação, não há como passar pela faculdade sem conhecer um pouco sobre a história da Nike. A marca simplesmente é uma das mais emblemáticas do esporte – e conquistou esse status às custas de diversas ações de marketing que são consideradas referência.
A história do marketing se confunde com a da Nike
Anos 80. Adidas e Converse são as principais marcas de tênis usadas pelos jogadores da NBA. A Nike ainda é apenas uma “pequena empresa inovadora”, mas longe de ameaçar o reinado das concorrentes. Até que entra em cena Sonny Vaccaro (Matt Damon), um olheiro do basquete que trabalha para a Nike e vê no jovem Michael Jordan a promessa de que um dia ele possa se tornar um grande atleta.
A partir dessa premissa, cria-se a marca Air Jordan – hoje conhecida apenas por Air – e que hoje responde por uma parcela significativa do faturamento da Nike. Longe de serem algum tipo de spoiler, esses fatos por si só pareceriam desinteressantes em um drama corporativo, mas algo mais em Air: A História Por Trás do Logo que faz o filme ser uma das grandes atrações de 2023.
Comecemos pelo roteiro. O ótimo trabalho do estreante Alex Convery consegue não apenas unir os fatos da história como adicionar diálogos e elementos condizentes com os anos 80. Seja no tom do humor ou nas frases de autoajuda atribuídas a Phil Knight (Ben Affleck), CEO da Nike, tudo se encaixa muito bem.
Ben Affleck e Matt Damon: sinergia quase perfeita
Ben Affleck e Matt Damon surgiram para o mundo do cinema juntos em Gênio Indomável, no final da década de 90. Desde então, seguiram carreiras independentes de sucesso no cinema. Affleck, além da atuação, passou por ótimos trabalhos de direção, como Argo – vencedor do Oscar de Melhor Filme – e Medo da Verdade.
Em Air: A História Por Trás do Logo, mais uma vez ele entrega outro ótimo resultado – e ainda que seja cedo para dizer, acredito que a produção possa estar entre os finalistas na temporada de premiações no final de 2023 e início de 2024. É um filme talhado para a Academia e pode beliscar algumas indicações.
Além da sintonia entre os dois atores em cena, vale destacar o trabalho de Affleck como diretor. Desde a concepção visual, com a escolha de cores que lembram o aspecto dos monitores CRT dos anos 80, até a ótima trilha sonora pontuada por sucessos do pop e do rock que ainda estão na nossa memória, tudo funciona.
Por fim, se há um nome que deve ser lembrado em Air: A História Por Trás do Logo é o de Viola Davis. Na pele da mãe de Michael Jordan, Deloris Jordan – a verdadeira estrela da negociação – ela entrega uma atuação soberba. A cena ao telefone sugerindo uma nova forma de contrato a Sonny é digna de ser lembrada pela forma magistral como é conduzida.
Air é filme obrigatório para profissionais de marketing
O clima de nostalgia emerge de forma natural – especialmente para quem viveu os anos 80 e é fã de basquete [que é o meu caso, diga-se de passagem]. Todavia, não é preciso ter vivenciado isso para aproveitar a história, pois ela funciona perfeitamente bem da mesma maneira.
Não é fácil extrair alguma humanidade das grandes corporações – e ainda que esse não seja o mote da Nike, as palavras e o pensamento do seu fundador deixam claro que não se constrói um negócio bilionário fazendo caridade.
Assim, o mérito de Air: A História Por Trás do Logo é ainda maior: dar humanidade a um drama corporativo, a ponto de torcermos para que os negócios deem certo, ainda que todos já saibam o resultado.
Jordan se tornou um dos maiores atletas da história do esporte e a produção consegue traduzir essa grandeza nos mostrando um aspecto de bastidor que mudou o mundo do esporte. Um gigante em quadra, também foi enorme fora dela, e Air entrega um resultado à altura para o espectador conhecer essa história.
Nota 8.
Sinopse
Air se baseia na incrível história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro, e do fundador da Nike, Phil Knight.
Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas da história, então tentam fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endosse seus produtos na década de 1980. O filme acompanha os esforços incansáveis dos dois membros da Nike para alcançar seus sonhos.
Ficha Técnica
- Título original: Air.
- Origem/Ano: Estados Unidos/2023.
- Direção: Ben Affleck.
- Roteiro: Alex Convery.
- Produção: Ben Affleck, Madison Ainley, Jason Michael Berman, Matt Damon, David Ellison, Peter Guber, Jeff Robinov e Jon Weinbach.
- Fotografia: Robert Richardson.
- Montagem: William Goldenberg.
- Música: -.
- Elenco principal: Matt Damon (Sonny Vaccaro), Jason Bateman (Rob Strasser), Ben Affleck (Phil Knight), Chris Messina (David Falk), Viola Davis (Deloris Jordan), Julius Tennon (James Jordan), Damian Delano Young (Michael Jordan) e Chris Tucker (Howard White).
Curiosidades
Air: A História Por Trás do Logo estreia globalmente nos cinemas 6 de abril de 2023.