O livro As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução se destina a qualquer pessoa que tenha interesse sério na arte cinematográfica.
É ao mesmo tempo uma história das teorias do cinema e uma introdução à obra dos mais importantes e influentes autores que se dedicaram a esse assunto – Munsterberg, Arnheim, Eisenstein [diretor de O Encouraçado Potemkin], Balázs, Kracauer, Bazin, Mitry e Metz.
Comprar livro As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução
J. Dudley Andrew coloca frente a frente as ideias desses teóricos, forçando-os a se expressar sobre questões comuns à arte fílmica e, dessa forma, fazendo-os revelar as bases de seu pensamento. Andrew compara ainda a tradição formativa com a do realismo, para ilustrar o desenvolvimento de ambas as teorias.
“Os teóricos formativos escreveram em resposta ao realismo em estado bruto que os produtores de cinema anunciavam e o público achava que estava recebendo.
Mais tarde, os realistas atacaram especificamente os formalistas, porque estes desqualificaram o apelo especial do realismo, ao tentar colocar o cinema lado a lado com as artes prestigiosas”, descreve o autor.
Teoria cinematográfica francesa contemporânea
A parte final do livro As Principais Teorias do Cinema é dedicada à teoria cinematográfica francesa contemporânea.
J. Dudley Andrew localiza essas teorias do cinema no contexto de movimentos intelectuais mais amplos, incluindo a psicologia da Gestalt, o formalismo russo, o neokantismo e o existencialismo.
Os últimos capítulos mostram que as teorias francesas mais modernas estão dando uma contribuição fundamental e ativa aos movimentos intelectuais hoje amplamente difundidos, como a semiótica e a fenomenologia, ao mesmo tempo que derivam diretamente da teoria clássica do cinema.
Uma introdução, mas nada superficial
O livro As Principais Teorias do Cinema se constitui de fato em uma primeira abordagem ideal para posterior leitura dos mais importantes teóricos do cinema.
Vale destacar que J. Dudley Andrew não faz qualquer tentativa de incluir todos os pensadores de todos os campos. Ele escolheu os que melhor articulam uma posição e que têm através de suas obras um raciocínio extensivo ou uma tradição importante.
Ao trabalhar desta forma, Andrew dá ao leitor pontos de referência que lhe permitirão, com mais facilidade e melhor capacidade, debruçar-se sobre os trabalhos originais. Desde já, uma obra indispensável para todos os que estudam (ou praticam) o cinema.
O livro As Principais Teorias do Cinema foi publicado originalmente pela Oxford University Press, de Nova York, em 1976.
Comprar livro As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução
Capítulos abordados no livro
Parte 1: A Tradição Formativa
- Hugo Munsterberg
- Rudolf Arnheim
- Sergei Eisenstein
- Béla Balázs e a Tradição do Formalismo
Parte 2: Teoria Realista do Cinema
- Siegfried Kracauer
- André Bazin
Parte 3: Teoria Cinematográfica Francesa Contemporânea
- Jean Mitry
- Christian Metz e a Semiologia do Cinema
- O Desafio da Fenomenologia: Amédée Ayfre e Henri Angel
As Principais Teorias do Cinema: quem é J. Dudley Andrew?
J. Dudley Andrew é um teórico do cinema norte-americano. Foi diretor do Departamento de Cinema da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos e atualmente é professor de Filme e Literatura Comparada na Universidade de Yale.
É autor de diversas publicações sobre cinema, mas o livro As Principais Teorias do Cinema é um dos seus trabalhos mais importantes.
Ficha Técnica
- Título original: The Major Film Theories: An Introduction
- Origem/Ano: Estados Unidos, 1976.
- Autor: J. Dudley Andrew | Tradução: Teresa Ottoni
- Editora: Jorge Zahar.