Atravessa a Vida

Diretor João Jardim mostra os medos, angústias e sonhos de jovens prestes a concluir o Ensino Médio

Atravessa a Vida

João Jardim, diretor conhecido pelo documentários Lixo Extraordinário e Janela da Alma, é daqueles diretores com estilo próprio definido. Não que o documentário Atravessa a Vida se limite a repetir fórmulas vistas em outras produções, mas é possível ver a assinatura do seu trabalho na maneira como a história é conduzida.

Aqui, nos tornamos íntimos de um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública do interior do Sergipe – mais precisamente o Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, localizado na cidade de Simão Dias (cerca de 100 km da capital do estado, Aracaju). Permitindo que os próprios alunos contem suas história, sem interferências aparentes, vemos aquele que parece ser um retrato fiel dos jovens dessa faixa etária.

Caminhos distintos para alunos e professores

Enquanto professores e parte da direção do colégio parecem mais preocupados com as notas que os estudantes tirarão no ENEM, eles parecem mais preocupados em encontrar os caminhos que irão trilhar dali em diante. Qual curso escolher? Em que momento iniciar a faculdade? Como enfrentar os próprios medos, gerados a partir das histórias que cada um traz consigo?

É interessante notar nas aulas o papel dos professores como mediadores desse processo de reflexão. Uma aula de história sobre o período da Ditadura Militar e suas proibições no direito de ir e vir ecoa entre os alunos como um prenúncio do que está por vir [e vale salientar que as gravações foram feitas em 2018, antes mesmo do resultado das eleições].

Ao desafio natural da vida se juntam outros problemas: a falta de infraestrutura básica, com obras barulhentas sendo realizadas durante as aulas [e me vem á mente aquele cartaz emblemático do período de Impeachment da presidente Dilma Rousseff no qual se lia “Desculpe o transtorno, estamos mudando o Brasil”].

João Jardim não faz julgamento de valores aqui, e nem precisa. Ele apenas mostra a realidade e, a partir das falas dos estudantes, é possível perceber que toda aquela efervescência do período, na prática, é ínfima diante dos desafios da vida de cada um. Um olhar singular, em um ambiente em que sonhos e decepções parecem em pé de guerra a todo instante.

Atravessa a Vida: recurso pedagógico para entender o jovem

Um dos momentos mais marcantes de Atravessa a Vida é quando uma jovem, devidamente preservada, fala sobre sua experiência com relação ao suicídio. O tema é permeado pela canção Pais e Filhos, do Legião Urbana, usada como recurso pedagógico em sala de aula. É quando corações se abrem e aula passa a ser secundária diante do conforto que um busca dar ao outro. Aliás, coincidência ou não, Dado Villa-Lobos é quem assina a trilha sonora da produção.

Para usar um conceito de Filosofia citado no início do filme – o de ato e potência, apregoado por Aristóteles – Atravessa a Vida é o ato, mostrando a vida como ela é, sem pré-julgamentos ou ideias pré-concebidas, enquanto a potência é aquilo que fica em cada um de nós após assistir ao filme ou que será realizado por cada um dos estudantes que vemos.

Reflexivo sem necessidade de ser maniqueísta, Atravessa a Vida é um ponto de inflexão – ou deveria ser – para que questionássemos o futuro do nosso país a partir da educação. Para os mais velhos, talvez já seja tarde demais, mas para cada um dos estudantes ali mostrados, ainda há tempo para que eles possam ter o suporte que necessitam para viverem uma vida plena. É difícil não voltar no tempo e imaginar que nós já passamos por isso, e mais difícil ainda é aceitar que muita coisa parece não ter mudado – e não há perspectivas de que mudem.

Atravessa a Vida deixa no ar um alento de esperança e conseguir algo assim nos dias de hoje por si só já é um mérito e tanto.

Nota 7.

Sinopse

Enquanto alunos do 3º ano do Ensino Médio da escola pública Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, na cidade de Simão Dias, interior do Sergipe, se preparam para a prova que pode determinar o resto de suas vidas, o documentário retrata as angústias e os prazeres da adolescência por seus gestos, inquietações e conquistas.

Ficha Técnica

  • Título original: Atravessa a Vida.
  • Origem/Ano: Brasil/2020.
  • Direção: João Jardim.
  • Roteiro: João Jardim.
  • Produção: João Jardim.
  • Fotografia: João Atala e Dudu Miranda.
  • Montagem: Fernanda Rondon.
  • Música: Dado Villa-Lobos.
  • Elenco principal: Documentário.

Curiosidades

Atravessa a Vida foi exibido pela primeira vez no Festival É Tudo Verdade em 25 de setembro de 2020. Estreou nos cinemas brasileiros em 14 de janeiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *