Emergência

Comédia universitária supera expectativas e apresenta um subtexto primoroso e reflexivo sobre racismo

Emergência

Uma comédia universitária, em que o objetivo dos jovens é ir para as festas, ficar com o máximo possível de mulheres, fumar maconha e beber. Confesso que os primeiros quinze minutos de Emergência transmitiram para mim um impressão completamente errada sobre o que poderia ser o filme.

Dando pinta de ser mais uma comédia no estilo “besteirol”, a produção dirigida por Carey Williams, que praticamente faz a sua estreia na direção de um longa, se transforma e encontra espaço para entregar humor e um subtexto precioso denunciando o racismo e os conceitos e pré-conceitos latentes a partir das aparências.

Não é (só) mais um besteirol americano

Sean (RJ Cyler) e Kunle (Donald Elise Watkins) são dois jovens negros prestes a concluir a universidade. Enquanto o primeiro só quer saber de festas, bebida e maconha, o segundo está com vaga garantida em um PhD e só pensa em concluir o seu curso. Porém, por insistência de Sean, ambos decidem fazer o circuito lendário de festas da universidade.

Emergência

Ao chegarem em casa, encontram uma jovem misteriosa caída no chão. Ligar para a emergência ou simplesmente levá-la até um hospital? A pergunta pode parecer simples, mas há razões para que eles não escolham a primeira opção que seria a mais óbvia: eles são negros e qualquer coisa que pareça errada será usado contra eles.

O subtexto que se segue em Emergência a partir daqui mistura elementos de humor com indiretas (bem diretas por sinal) que forçam o espectador a se colocar na pele deles, olhando com outros olhos a questão do preconceito. Eles não podem simplesmente pegar o carro com a roupa que estão: precisam estar bem arrumados para não serem parados gratuitamente pela polícia.

Ainda que o roteiro deste “road movie” apresente furos e algumas situações incoerentes – como o comportamento da jovem misteriosa, “acordando e apagando” sem muitas explicações – o fato é que cada cena se mostra uma oportunidade de vermos o quanto o simples fato de eles serem pessoas de cor implica em uma ausência de liberdade: eles precisam pensar em como serão vistos, sempre.

Vidas negras importam: será mesmo que os brancos pensam assim?

Ao transportarem a jovem desacordada no carro, o trio – Carlos (Sebastian Chacon), um latino, se junta a eles na jornada – para em frente à uma residência com a placa “Black Lives Matter” no jardim. Porém, seu moradores são rápidos para acionarem o sinal de alerta simplesmente porque os jovens de cor parecem suspeitos.

Emergência

Não basta para eles fazer a coisa certa: é preciso que ela pareça certa. Sean parece conformado (mas sem perder a indignação) nesse cenário, pois tudo aquilo que descreve com relação ao tratamento do mundo em relação a eles de fato ocorre. Já Kunle, ainda otimista, não vê o mundo de tal forma que um negro possa ser julgado diferente apenas pela sua cor, mas mesmo prestes a concluir seus estudos com notas acima da média, essa parece ser uma lição ainda a ser aprendida.

Não cabe aqui dar mais spoilers sobre o desenrolar da história – as reviravoltas são parte importante da trama e, ao mesmo tempo que denunciam a existência de preconceito, reforçam cenários que soam absurdos na ficção, mas que são reais no dia a dia e apenas não nos damos conta disso.

É digna de menção a boa atuação de Donald Elise Watkins (Caixa Preta). Ele consegue transparecer uma inocência e é capaz de rompantes dramáticos, como em um das cenas finais, capazes de arrancar lágrimas. Seu momento de “revelação” sobre o fato de, pela cor da pele, ser apenas “mais um negro” para os policiais vale pelo filme todo.

Emergência entretém e faz rir de forma moderada, mas sabe utilizar bem seu espaço e sua premissa para fazer refletir – e sua mensagem é poderosa. Talvez com um roteiro um pouco mais lapidado a produção poderia ter melhor sorte com um lançamento nos cinemas. Uma grata surpresa e que certamente merece ser vista com um olhar mais atento.

Nota 7.

Sinopse

Prontos para uma noite de festas lendárias, Sean, Kunle e Carlos, três estudantes universitários, terão que pesar os prós e os contras de chamar a polícia quando se deparam com uma situação inesperada. A jornada inesquecível que planejam só está começando.

Ficha Técnica

  • Título original: Emergency.
  • Origem/Ano: Estados Unidos/2022.
  • Direção: Carey Williams.
  • Roteiro: K. D. Dávila.
  • Produção: Marty Bowen, John Fischer e Isaac Klausner.
  • Fotografia: Michael Dallatorre.
  • Montagem: Lam T. Nguyen.
  • Música: Rene G. Boscio.
  • Elenco principal: RJ Cyler (Sean), Donald Elise Watkins (Kunle), Sebastian Chacon (Carlos), Sabrina Carpenter (Maddie), Maddie Nichols (Emma), Madison Thompson (Alice) e Diego Abraham (Rafael).

Curiosidades

Emergência foi exibido pela primeira vez no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, em 20 de janeiro de 2022. No Brasil, estreou diretamente em streaming em 27 de maio de 2022.

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