Fé Nas Alturas

Fé Nas Alturas é uma história inspiradora e emocionante, mas que se perde em exageros sem necessidade

Fé Nas Alturas

Esta é a trama de Fé Nas Alturas, produção lançada diretamente no Prime Video no Brasil: em pleno voo, o piloto de um avião tem um ataque cardíaco e morre. Pois cabe ao passageiro Doug White (Dennis Quaid) assumir o comando da aeronave e pilotá-la da melhor maneira possível para tentar salvar a si mesmo e à sua família.

Baseada em uma história real, a sinopse acima é mais do que suficiente para percebermos que estamos diante de uma história poderosa. Entretanto, para o roteirista Brian Egeston (da série House of Payne) e o diretor Sean McNamara (de A Filha do Rei), havia a necessidade de incluir mais alguns exageros nessa história – o que acaba contribuindo para que o filme perca sua força.

Um drama com caráter espiritual

Desde o primeiro momento, Fé Nas Alturas deixa claro o viés religioso em sua justificativa para tratar o fato como um verdadeiro milagre. A família de White – Terri (Heather Graham), Bailey (Abigail Rhyne) e Maggie (Jessi Case) é apresentada como devota. Fazem ações sociais para os mais necessitados, rezam antes das refeições e, outras palavras, são merecedores do milagre que está por vir.

Fé Nas Alturas

Mesmo quando Doug questiona a existência de Deus, após perder três pessoas próximas de forma inesperada, já temos elementos suficientes para saber que a sua “dúvida” será colocada em provação. A narrativa inegavelmente funciona, mas cinematograficamente, ao conduzir o clímax para um “milagre”, de fato o que vemos é o esforço heroico de todos os envolvidos enfraquecido de certa maneira por causa de exageros.

Adição de núcleos desnecessários

Além da família White em si, a história é pontuada por três outros núcleos: o dos controladores de voo; o do piloto Ellis Ross (Brandon Quinn), que presta auxílio à distância; e o das crianças Donna (Raina Grey) e Buggy (Trayce Malachi).

Se os dois primeiros são essenciais para a história, o núcleo das crianças fascinadas por controle de voo amador nada acrescenta à trama. Suas falas, que basicamente são explicações para o espectador sobre o que está por vir, se mostram didaticamente desnecessárias e teriam mais credibilidade se viessem de um núcleo como o dos controladores de voo. Tire-as da história e absolutamente nada se perde.

Fé Nas Alturas

Exageros e más escolhas

Certos exageros também contribuem para vermos algumas cenas como forçadas, mesmo dentro de um contexto miraculoso. É o caso de Ellis e Ashley construindo um cockpit, com direito a serrar madeira e montar um painel, durante o drama vivido nos céus.

A maneira como as coisas decorrem na cabine de comando também é confusa. Um celular que para de funcionar inexplicavelmente [e apesar de a história confirmar esse fato, minutos depois o vemos em uso novamente, para finalmente a narrativa ser convenientemente retomada na conclusão] é só um dos exemplos.

Apesar disso, Fé Nas Alturas emociona

Fé Nas Alturas é, como o título indica, um ato de fé. O contexto da história e o clímax são impactantes o suficiente para que a história nos provoque uma reflexão: o que faríamos no lugar deles? O quanto deveríamos ser gratos pelo dom da vida? Nesse aspecto, o filme emociona e inspira – especialmente quando visto em um período de Páscoa, no qual a reflexão é ainda mais propícia.

Fé Nas Alturas

Contudo, a impressão que fica é a de que diretor e roteirista, ironicamente, não tiveram a mesma fé de que a história poderia ser contada de forma mais próxima à realidade. Sem exageros, ainda assim ela seria poderosa o suficiente para prender a atenção do espectador.

Para quem busca um filme com uma mensagem inspiradora, no qual a fé seja a resposta para não desistir, mesmo diante da maior das adversidades, Fé Nas Alturas é o filme perfeito. Entretanto, sua execução tem muitos problemas aparentes, que acabam por comprometer o resultado.

Nota 6.

Sinopse

O passageiro Doug White segue uma verdadeira história de fé e sobrevivência. Uma jornada angustiante para pousar um avião com segurança e salvar a vida de toda sua família, após o piloto da aeronave morrer de forma inesperada durante o voo.

Ficha Técnica

  • Título original: On a Wing and a Prayer.
  • Origem/Ano: Estados Unidos/2023.
  • Direção: Sean McNamara.
  • Roteiro: Brian Egeston.
  • Produção: Autumn Bailey, Roma Downey e Karl Horstman.
  • Fotografia: Christian Sebaldt.
  • Montagem: Jeff Canavan.
  • Música: Brandon Roberts.
  • Elenco principal: Dennis Quaid (Doug White), Heather Graham (Terri White), Abigail Rhyne (Bailey White), Jessi Case (Maggie White), Jesse Metcalfe (Kari Sorenson), Brett Rice (Jeff White), Tim Blanchard (Pilot), Raina Grey (Donna), Rocky Myers (Dan Favio) e Selena Anduze (Lisa Grimm).

Curiosidades

Fé Nas Alturas estreou globalmente em streaming em 7 de abril de 2023.

4 thoughts on “Fé Nas Alturas

  1. Filmaço, bela mensagem… O homem reencontrando sua fé em Deus. Lindo e boa mensagem. Quando a critica “especializada” fala que é ruim, é porq é bom. Pois eles so querem lacração e mimimi.

  2. O filme além de perfeito e inspirador, deixa uma bela mensagem de fé.. Não mudaria nada no filme, ao contrário dos críticos, achei o filme muito bom!!

  3. Super presente no dia do meu aniversário. Inspirador e cheio de emoção, a mensagem de fé e de certeza de que Deus pode além do que podemos pensar, renovou minhas esperanças para esse novo tempo. Ameiiii!!!!
    Ahhhh, se a crítica está de um lado, estou do outro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *