Os 10 melhores filmes de todos os tempos

Na opinião dos leitores do IMDb, maior site de entretenimento do mundo, estes são os 10 melhores filmes da história do cinema

Quais são os melhores filmes de todos os tempos? Essa não é uma pergunta fácil, pois cada espectador tem a sua opinião. Alguns preferem dramas, outros preferem filmes de ação, mas o fato é que algumas histórias atravessam os anos e seguem entre as preferidas do público.

O site IMDb é o maior banco de dados sobre filmes e séries do mundo. Por lá, os usuários podem dar notas e avaliar qualquer produção. É justamente a nota média dada pelos leitores que resulta neste ranking com os melhores filmes de todos os tempos.

Esta também é uma ótima oportunidade para que você monte a sua própria lista para assistir a qualquer uma dessas produções, se ainda não viu. Abaixo listamos os 10 melhores filmes de todos os tempos, falamos um pouco sobre cada um deles e indicamos onde assistir nos principais serviços de streaming no Brasil.

Os 10 melhores filmes de todos os tempos

1. Um Sonho de Liberdade

Não importa quantas vezes você assista a Um Sonho de Liberdade, é praticamente impossível não se emocionar em todas as elas. Baseado em livro de Stephen King, a adaptação para o cinema ficou a cargo de Frank Darabont. No elenco, nomes como Tim Robbins e Morgan Freeman.

Entra ano e sai ano, Um Sonho de Liberdade parece continuar sendo um filme atual, universal. A trama acompanha a história de Andy Dufresne, um homem preso injustamente acusado de matar a esposa. Na prisão ele divide os dias com Red e, juntos, alimentam o sonho de serem livres algum dia, ainda que não saibam quando ou se esse dia chegará.

Um Sonho de Liberdade

  • Título original: The Shawshank Redemption.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 1994.
  • Direção: Frank Darabont.

Um Sonho de Liberdade está disponível no HBO Max.

2. O Poderoso Chefão

Para muitos críticos de cinema, O Poderoso Chefão é considerado a obra máxima do cinema. O filme lançado em 1972 é o primeiro de uma trilogia que conta a história da família Corleone, mafiosos italianos que construíram um império na América às custas de sangue, honra e tráfico de influência.

Dirigido por Francis Ford Coppola, o filme traz no elenco nomes como Marlon Brando e Al Pacino, além de James Caan, Diane Keaton e Robert Duvall. A trilha sonora assinada por Nino Rota é outro marco inconfundível do cinema. Vencedor de 3 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

O Poderoso Chefão

  • Título original: The Godfather.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 1972.
  • Direção: Francis Ford Coppola.

O Poderoso Chefão está disponível no Netflix, no Star+, no Paramount+ e no Globoplay.

3. Batman: O Cavaleiro das Trevas

Segundo capítulo da trilogia comandada por Christopher Nolan, Batman: O Cavaleiro das Trevas é considerado por muitos o melhor filme de super-herói já feito. O principal destaque aqui é a atuação magistral de Heath Ledger como Coringa, e um papel que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator e cuja preparação custou a sua sanidade, a ponto do ator cometer suicídio.

Lançada em 2008, a produção é a sequência de Batman Begins, de 2005, e o prelúdio de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012. É ainda o filme de maior bilheteria da DC Comics. No elenco estão nomes como Christian Bale, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman e Morgan Freeman.

Batman: O Cavaleiro das Trevas

  • Título original: The Dark Knight.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 2008.
  • Direção: Christopher Nolan.

Batman: O Cavaleiro das Trevas está disponível no HBO Max.

4. O Poderoso Chefão 2

O Poderoso Chefão 2 manteve o altíssimo nível da primeira produção dirigida por Francis Ford Coppola. Lançado em 1974, o filme manteve o elenco principal e adicionou Robert De Niro ao casting. O resultado? Mais 6 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.

O segundo capítulo da saga da família Corleone se passa nos anos 50. Michael Corleone, agra à frente da família, tenta expandir os negócios do crime para Las Vegas, Los Angeles e Cuba. Além disso, conhecemos a história de Vito Corleone antes de chegar à Nova York. Ambos os filmes são baseados em livro de Mario Puzo.

O Poderoso Chefão 2

  • Título original: The Godfather 2.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 1974.
  • Direção: Francis Ford Coppola.

O Poderoso Chefão 2 está disponível no Netflix, no Star+, no Paramount+ e no Globoplay.

5. 12 Homens e Uma Sentença

Dirigido por Sidney Lumet, o “drama de tribunal” 12 Homens e Uma Sentença é conteúdo obrigatório nas aulas de Direito – e uma das produções mais admiradas da história do cinema. O filme se baseia em uma peça de teatro homônima e foi lançado em 1957 – sendo o mais antigo desta lista.

Na trama, acompanhamos a história de um jurado que tenta evitar um erro judicial e, para isso, precisa convencer os seus colegas de júri a reconsiderarem as evidências. O que parecia certo, de repente, não é mais. Henry Fonda é o principal nome do elenco. O filme recebeu 3 indicações ao Oscar, mas não levou nenhuma estatueta.

12 Homens e Uma Sentença

  • Título original: 12 Angry Men.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 1957.
  • Direção: Sidney Lumet.

12 Homens e Uma Sentença está disponível para locação no Apple TV+ e no Amazon Prime Vídeo.

6. A Lista de Schindler

Lançado em 1993, A Lista de Schindler é considerado um dos filmes mais tocantes já realizados sobre o Holocausto. A produção, dirigida por Steven Spielberg, conta a história de Oskar Schindler, um empresário que conseguiu salvar milhares de judeus perseguidos pelos nazistas, salvando muitas vidas que acabariam mortas em campos de concentração.

Gravado todo em preto e branco, o filme recebeu 7 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora. Um filme essencial para ser visto por qualquer pessoa que queira entender um pouco mais da história desse período brutal durante a Segunda Guerra Mundial.

A Lista de Schindler

  • Título original: Schindler’s List.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 1993.
  • Direção: Steven Spielberg.

A Lista de Schindler está disponível no Netflix e no Globoplay.

7. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei é o último capítulo da trilogia dirigida por Peter Jackson, baseada na obra de J. R. R. Tolkien. A produção foi vencedora de nada menos do que 11 Oscar – recorde até hoje ao lado de Titanic e Ben-Hur – incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Especiais.

No capítulo final, Gandalf e Aragorn lideram os representantes do Mundo dos Homens contra o poderoso exército de Sauron, em uma batalha mortal. O objetivo é desviar a atenção e fazer com que os hobbits Frodo e Sam possam se aproximar da Montanha da Perdição para destruir o Um Anel.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

  • Título original: The Lord of the Rings: The Return of the King.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 2003.
  • Direção: Peter Jackson.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei está disponível no Amazon Prime Vídeo e no HBO Max.

8. Pulp Fiction: Tempo de Violência

Principal filme dirigido por Quentin Tarantino, Pulp Fiction: Tempo de Violência foi lançado em 1994 e traz nomes como John Travolta, Uma Thurman, Samuel L. Jackson e Bruce Willis no elenco. O principal destaque aqui é o roteiro, com diálogos memoráveis que certamente estão entre os melhores já escritos em um filme de ação.

Na trama acompanhamos quatro histórias de violência e redenção que se entrelaçam em um determinado momento: dois assassinos da máfia, um boxeador, um gângster e sua esposa e um par de bandidos. Recebeu 6 indicações ao Oscar, mas venceu apenas na categoria de Melhor Roteiro Original.

Pulp Fiction: Tempo de Violência

  • Título original: Pulp Fiction.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 1994.
  • Direção: Quentin Tarantino.

Pulp Fiction: Tempo de Violência está disponível no Globoplay.

9. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, primeiro filme da trilogia de Peter Jackson inspirada na obra de J. R. R. Tolkien é um marco no cinema: os filmes de aventura e fantasia nunca mais foram os mesmos depois que fomos transportados para a Terra Média, dando início a uma das franquias mais importantes da história do cinema.

No primeiro capítulo, acompanhamos a trajetória de um pacato hobbit que, junto com mais oito companheiros, parte na maior jornada de sua vida para destruir o Um Anel e salvar a Terra Média. Vencedor de 4 Oscar, incluindo Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original e Melhores Efeitos Especiais.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

  • Título original: The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring.
  • País/ano de lançamento: Estados Unidos, 2001.
  • Direção: Peter Jackson.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel está disponível no Amazon Prime Vídeo e no HBO Max.

10. Três Homens em Conflito

Fechando a lista temos o faroeste Três Homens em Conflito, lançado em 1966. A produção, do gênero western spaghetti, é dirigida por Sergio Leone e estrelada por Clint Eastwood. A trilha sonora de Ennio Morricone é outro item emblemático do filme que atravessou gerações e é considerado o melhor filme de faroeste já realizado.

O título original Il Buono, Il Bruto, Il Cativo – O Bom, o Mau, O Feio – fala sobre a personalidade dos três homens em questão: Blondie, o Bom, um pistoleiro profissional em busca de dinheiro; Angel Eyes, o Mau, um assassino que faz qualquer coisa por dinheiro; e Tuco, o Feio, um bandido procurado tentando salvar a própria vida.

  • Título original: Il Buono, Il Bruto, Il Cativo.
  • País/ano de lançamento: Itália/Espanha, 1966.
  • Direção: Sergio Leone.

Três Homens em Conflito está disponível no Looke e no NetMovies.

…..

O que você achou dos filmes desta lista? A quais deles você já assistiu? Incluiria mais algum no top 10 de melhores filmes de todos os tempos? Participe deixando sua opinião nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *