Hulk mostra que uma história bem contada é capaz de colocar efeitos especiais em segundo plano
O ano era 1977 e a experiência da Marvel até então na TV ou no cinema ainda se limitava a poucas aparições, como a série inspirada no Capitão América nos anos 40. Foi neste ano que a CBS encomendou pilotos de séries para Homem-Aranha e Hulk.
No caso do Homem-Aranha, o resultado foi péssimo, mas O Incrível Hulk: Como a Fera Nasceu, driblou as limitações orçamentárias e conseguiu dar vida ao Gigante Esmeralda de forma digna. O sucesso foi tanto que o telefilme acabou virando o episódio piloto de uma série que ficou no ar por cinco temporadas.
Menos ação e mais drama: o Hulk de Kenneth Johnson
O trabalho de adaptação de Hulk para a TV ficou sob a responsabilidade de Kenneth Johnson, também conhecido pela série A Mulher Biônica. Aqui, o foco é contar a história de como um humano poderia se transformar em Hulk.
Além do aspecto técnico e científico da transformação, digamos assim, há uma preocupação em dar subsídios para que a motivação do personagem seja genuína. Bill Bixby (Dr. David Banner) e Lou Ferrigno (Hulk) se revezam na tela para mostrar o personagem tranquilo ou raivoso – e ambos se saem muito bem em seus papéis.
A trama coloca Banner tentando descobrir porque algumas pessoas conseguiram demonstrar uma força descomunal em momentos específicos sob pressão, enquanto ele não. A conclusão que ele chega é de uma coincidência entre a incidência de raios gama e uma condição de estado de nervos à beira do limite.
Para colocar sua teoria à prova, ele decide que ele mesmo irá se submeter a uma sessão de radiação, mas as coisas não saem como o esperado.
Nasce o Incrível Hulk como conhecemos
Já no telefilme é possível notar que a produção teve muita liberdade na adaptação, modificando diversos elementos dos quadrinhos. Isso em nada prejudica o desenvolvimento da história, mas a versão da TV ajudou a moldar uma geração inteira com relação à história real do Hulk.
A começar pelo nome do personagem principal: Dr. David Banner na TV, em vez de Bruce Banner dos quadrinhos.
Como uma produção que visa estabelecer bases do que viria a ser desenvolvido posteriormente, o resultado é expressivo. As cenas de transformação, apesar de simplórias, são convincentes. Hulk, a besta fera, se comporta como tal, mas apesar do corpo agressivo não deixa de lado o cuidado com aqueles que ama.
Em O Incrível Hulk: Como a Fera Nasceu, não há vilões ou inimigos a serem combatidos – a não ser pela curiosidade da imprensa local. A maior luta se dá dentro da cabeça de David que, ao mesmo tempo que busca respostas para uma descoberta científica sem precedentes, luta para encontrar respostas sobre si mesmo e seu passado.
Um olhar diferente sobre o mundo Marvel
É curioso notar que produções que vieram depois, como Hulk, de 2003, e O Incrível Hulk, de 2008, não tiveram o mesmo êxito como filme solo, graças a roteiros falhos e pouco carismáticos. O Gigante Esmeralda se consagrou mesmo como um coadjuvante em Os Vingadores.
Entretanto, a verão dos anos 70 permanece ainda como uma das principais referências. Afinal, foram cinco temporadas no ar, sendo que nos primeiros anos a audiência alcançou ótimos índices.
Antes mesmo de se pensar na ideia de um Universo Marvel nos cinemas, Hulk abria caminho para que os super-heróis fossem vistos de maneira menos caricata, apesar dos efeitos que hoje soam ingênuos, e mais intimista nas telas. Sem dúvida, vale ver (ou rever) esse clássico da TV norte-americana.
Nota 7.
Sinopse
O Incrível Hulk: Como a Fera Nasceu. Enquanto conduzia uma pesquisa sobre uma força sobrehumana, o Dr. David Banner testa em si mesmo um sistema com radiação gama e transforma-se inadvertidamente na poderosa fera, “O Incrível Hulk”.
Ficha Técnica
- Título original: The Incredible Hulk.
- Origem/Ano: Estados Unidos/1977.
- Direção: Kenneth Johnson.
- Roteiro: Kenneth Johnson, baseado em personagem de Stan Lee.
- Produção: -.
- Fotografia: Howard Schwartz e John McPherson.
- Montagem: Alan C. Marks e Jack W. Schoengarth.
- Música: Joseph Harnell.
- Elenco principal: Bill Bixby (Dr. David Banner), Susan Sullivan (Dr. Elaina Marks), Jack Colvin (Jack McGee), Lou Ferrigno (O Incrível Hulk), Susan Batson (Sra. Maier) e Mario Gallo (Sr. Martin Bram).
Curiosidades
O Incrível Hulk: Como a Fera Nasceu estreou no dia 4 de novembro de 1977 como um telefilme para TV norte-americana. Posteriormente, o filme daria origem à série O Incrível Hulk, que teve 5 temporadas entre 1977 e 1982.