Prêmio mais importante do cinema tem origem incerta, mas nome virou sinônimo de importância
No dia 12 de março acontece a cerimônia de premiação do Oscar 2023. Essa será a edição número 95 do prêmio que se confunde com a história do cinema. Porém, você sabe por que o Oscar tem esse nome?
Saiba que nem sempre foi assim. A premiação dada pela Academia de Artes Cênicas e Cinematográficas teve início em 1927, mas oficialmente o nome “Oscar” só se tornou oficial em 1939. E mais: não há uma explicação para o uso do nome, mas várias – e nenhuma das teorias foi confirmada até hoje.
Por que o Oscar tem esse nome?
A origem mais popular entre todas as histórias em torno do nome Oscar remete a uma secretária executiva da Academia, chamada Margaret Herrick. Segundo consta, ela teria comentado de forma espontânea que o formato da estatueta lembraria o seu tio Oscar, e o apelido pegou.
Historiadores checaram a veracidade dessa informação e descobriram que, na verdade, Margaret não tinha um tio chamado Oscar, mas sim um primo.
Outra hipótese aponta o colunista Sidney Skolsky como o autor do nome, já que teria sido ele o primeiro a usar o termo Oscar na imprensa para se referir ao prêmio, em 1934. É pouco provável que ele tenha usado o nome fora de contexto – provavelmente o termo já era uma piada interna na indústria.
Por fim, a atriz Bette Davis reivindicou para si a autoria do apelido, afirmando que a estatueta se parecia com o seu marido, o trompetista Harmon Oscar Nelson. Essa hipótese, entretanto, é a que menos tem respaldo entre os estudiosos do tema.
Oscar só foi aceito em 1939
A premiação aos melhores do cinema norte-americano foi criada em 1927, mas a primeira cerimônia com entrega de troféus ocorreu apenas em 1929. Até então o prêmio se chamava Academy Award of Merit (Prêmio de Mérito da Academia).
O termo Oscar só foi trazido para a premiação em 1939. Desde então, a cerimônia como um todo passou a se chamar assim, simplificando o entendimento do público e trazendo mais publicidade para o evento.
Hoje, o termo Oscar virou sinônimo de premiação. Se referir a qualquer coisa como “o Oscar” de determinada categoria significa que aquele é o prêmio máximo concedido naquele segmento.
A estatueta do Oscar
Com apenas 33 centímetros e pesando 3,85 quilos, a estatueta do Oscar mostra a figura de um homem careca musculoso que se ergue sobre um rolo de filme. O design da peça é de Cedric Gibbons, que à época era diretor de arte do estúdio Metro-Goldwyn-Mayer.
A estatueta do Oscar é descrita como “a figura de um cavaleiro desnudo e corpulento, com os braços cruzados segurando uma espada, parado sobre um rolo de filme”. A peça é banhada em ouro e prata e até hoje é o troféu mais cobiçado do mundo do cinema.
Fonte: Superinteressante e Estado de Minas