#SemSaída

Bom visual e referências a Jogos Mortais não salvam o roteiro previsível de #SemSaída

#SemSaída

“A vaidade é o meu pecado preferido”, já dizia o diabo John Milton em Advogado do Diabo. As redes sociais se transformaram em uma rica inspiração para os produtores de filmes de terror e #SemSaída – a hashtag no título em português é tão interessante quanto o nome original “Follow Me” – é mais um entre os muitos exemplares desta geração.

Aqui, acompanhamos Cole Turner (Keegan Allen), um popular influenciador do Instagram que está há dez anos vivendo como uma webcelebridade. Seus seguidores estão acostumados a verem desafios incríveis em seu perfil, e para celebrar uma década em atividade o grupo decide ir para o “desafio mais aterrorizante de todos”: uma escape room na Rússia.

Um bom uso da linguagem das redes sociais

Em alguns momentos, vemos o mundo sob o ponto de vista de Cole, em outros o vemos pelo recorte que ele nos mostra na tela do celular. O bom uso da linguagem social é mérito do diretor Will Wernick (60 Minutos Para Morrer). Sua produção entrega um belo visual, sem recorrer às cenas demasiadamente escuras como é frequente em filmes do gênero, ao mesmo tempo que estabelece um roteiro com uma linguagem jovem, característica do público.

#SemSaída

Os quebra-cabeças apresentados dentro da escape room são intrigantes, mas os personagens – Cole e seu grupo de amigos – faz parecer a resolução deles simples demais. Will Wernick não parece estar preocupado com eles, mas sim com o terror psicológico de uma iminência de tortura na qual seus amigos estão prestes a sofrer.

Claro, em algum momento a brincadeira sai do controle e tudo passa a soar realista demais. Teriam eles se metido em uma enrascada na Rússia, com sujeitos loucos de verdade a ponto de matar apenas pelo simples prazer da exposição do sofrimento? Esse é o mistério que guia #SemSaída em seus pouco mais de 90 minutos.

Referências ao gênero não salvam #SemSaída de ser apenas mediano

Jogos Mortais e O Albergue são referências visuais e de estilo que estão claramente explícitas em #SemSaída. Todos os clichês imagináveis entre amigos e amigas de Cole, além do figurão milionário ao qual tudo é possível, estão presentes. Ainda que os primeiros minutos soem como se o filme estivesse prestes a nos apresentar “mais do mesmo”, a história melhora com o desenrolar da trama, até cair no terror e suspense propriamente ditos.

#SemSaída

O problema maior aqui não é a repetição ou os clichês. Se bem explorados, seriam bem-vindos e fariam o filme funcionar bem. O ponto negativo está no fato de as principais torturas não soam verossímeis como poderiam. Os enigmas, elaborados de forma interessante, são resolvidos de maneira “sem pensar”, não dando tempo ao espectador de desfrutar de cada uma das experiências. A nós é relegado apenas o suspense puro e simples.

Com um elenco relativamente desconhecido, como todo bom filme do gênero deve ter, #SemSaída consegue manter o entretenimento na maior parte do tempo, apesar do roteiro mal explorado e, por vezes, previsível. Não é um desastre, longe disso, mas torna #SemSaída mediano e, provavelmente, esquecível em meio a tantas produções que se assemelham em narrativa.

Nota 6.

Sinopse

Erin é uma celebridade nas redes sociais e viaja com os amigos para Moscou para produzir novos conteúdos em comemoração aos 10 anos do seu trabalho como influenciador. Sempre ultrapassando os limites e atendendo a um público crescente, eles entram em um mundo cheio de mistérios e perigos ao encararem uma escape room diferente de tudo que já viram – e tudo é transmitido online, ao vivo.

Ficha Técnica

  • Título original: Follow Me.
  • Origem/Ano: Estados Unidos/2020.
  • Direção: Will Wernick.
  • Roteiro: Will Wernick.
  • Produção: Sonia Lisette e Will Wernick.
  • Fotografia: Jason Goodell.
  • Montagem: Cris Mertens.
  • Música: Crystal Grooms Mangano.
  • Elenco principal: Keegan Allen (Cole), Holland Roden (Erin), Denzel Whitaker (Thomas), Ronen Rubinstein (Alexei), Siya (Sam) e George Janko (Dash).

Curiosidades

#SemSaída foi exibido pela primeira vez na Alemanha, em 20 de julho de 2020. No Brasil, estreou nos cinemas em 11 de fevereiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *