Tom & Jerry: O Filme

Mistura de animação com live action não funciona; resultado é um filme frustrante e que não lembra em nada o sucesso dos cartoons de Hanna e Barbera

Tom & Jerry: O Filme

Em algum momento, produtores de Hollywood devem ter se perguntado: por que não levar para o cinema Tom & Jerry, série de animação que foi sucesso entre as décadas de 40 e 60 e ainda hoje se mantém viva no imaginário popular como sinônimo de perseguição “gato e rato”? Parece um caminho fácil para faturar alto e atrair um grande público, não é mesmo?

O problema é a tentativa, válida, de modernizar a série. Com um visual 3D dos dias de hoje, sem dúvida daria para fazer algo muito legal, seja reaproveitando roteiros ou expandindo o universo com novas histórias. Daria, pois as opções de Tom & Jerry: O Filme são as piores possíveis e o resultado é uma comédia pastelão sem graça na qual Tom (o gato) e Jerry (o rato) contracenam com humanos em plena Nova York.

Animação e live action: na maioria das vezes não dá certo

A combinação entre animação e live action precisa de um roteiro muito bem elaborado e animações convincentes para dar certo. Há muitos bons exemplos por aí, como Uma Cilada Para Roger Rabbit ou Space Jam, apenas para citar alguns. Porém há também muitas produções que simplesmente não funcionam e parecem deslocadas no tempo.

Tom & Jerry: O Filme

Tom & Jerry: O Filme não se decide entre ser uma comédia para a família ou um filme infantil. Na dúvida, não faz bem nem uma coisa e nem outra e os pouco mais de 100 minutos de produção demoram a passar.

Na trama, Tom é um gato de rua que tenta levar a vida tocando música em praças, enquanto Jerry é um rato que está em busca de um novo lar. O caminho deles se cruza em um dado momento e, claro, a coisa não acaba bem. Porém, é quando eles decidem ir “morar” em um hotel cinco estrelas da cidade que entram em cena os “humanos”.

Chloe Grace Moretz é Kayla, uma jovem que não tem emprego fixo e vive de galho em galho em busca de oportunidades. A sorte sorri para ela quando descobre que estão contratando uma cerimonialistas no hotel. Ela se apresenta à vaga usando o currículo de outra pessoa e consegue a desejada posição, mas terá que se virar muito para dar conta do “maior casamento que Nova York já viu”.

Tom & Jerry são um filme à parte

O desenvolvimento da trama em live action até funciona, mas as explicações do que está acontecendo demandam tempo demais. Enquanto isso, Tom e Jerry lutam nos mais diversos lugares possíveis, fazendo muita bagunça e colocando todos do hotel em apuros. O grande problema é que eles acabam virando meros coadjuvantes em uma história na qual supostamente seriam os personagens principais.

Tom & Jerry: O Filme

As perseguições gato-e-rato não soam divertidas, são apenas reproduções de caçadas do passado, mas sem contexto. Todos os animais são representados por animações – e a maioria deles têm falas – o que contribui ainda mais para que Tom e Jerry pareçam estar “sobrando” em meio a um palco no qual deveriam ser as estrelas principais.

Atirando para todos os lados, e acertando em poucos, o trabalho de direção de Tim Story mais uma vez não consegue render. O diretor já tem no seu currículo filmes mal avaliados como Táxi ou Quarteto Fantástico e esse parece ser mais um daqueles considerados “esquecíveis”. Não diverte e frusta as expectativas do início de uma franquia promissora nos cinemas.

Obviamente, bons filmes e sucesso nas bilheterias são dois itens que nem sempre andam lado a lado, mas tenho o palpite que Tom & Jerry: O Filme não dará uma segunda chance aos seus protagonistas com uma continuação pois, errando em praticamente tudo, tem tudo para fracassar também em termos de faturamento.

Nota 4.

Sinopse

Tom é um gato de rua que toca teclado fingindo ser cego para ganhar dinheiro. Jerry é um rato que está em busca de um lugar para morar. Quando ambos se cruzam, a perseguição vai parar em um hotel luxuoso de Nova York, que está prestes a receber o maior evento da sua história.

É lá que Kayla, recém-contratada para cuidar do cerimonial do evento, trabalha. Depois de descobrir que há um rato no hotel ela contrata Tom para dar fim a ele. Porém, ambos não imaginavam que a batalha seria tão difícil.

Ficha Técnica

  • Título original: Tom & Jerry.
  • Origem/Ano: Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha/2021.
  • Direção: Tim Story.
  • Roteiro: Kevin Costello, baseado em personagens de William Hanna e Joseph Barbera.
  • Produção: Christopher DeFaria.
  • Fotografia: Alan Stewart.
  • Montagem: Peter S. Elliot.
  • Música: Christopher Lennertz.
  • Elenco principal: Chloe Grace Moretz (Kayla), Michael Peña (Terence), Jordan Bolger (Cameron), Robert Delaney (Sr. Dubros), Pallavi Sharda (Preeta) e Colin Jost (Ben).

Curiosidades

Tom & Jerry: O Filme estreou nos Emirados Árabes Unidos em 11 de fevereiro de 2021. No Brasil, estreou nos cinemas em 18 de fevereiro de 2021.

O orçamento de Tom & Jerry: O Filme foi de aproximadamente US$ 60 milhões e o filme arrecadou pouco mais de US$ 133 milhões nas bilheterias em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *