Uma Verdade Inconveniente

Uma Verdade Inconveniente é um documentário necessário para repensar a nossa relação com o meio ambiente

Uma Verdade Inconveniente

Uma verdade inconveniente há que ser dita. Em termos cinematográficos Uma Verdade Inconveniente está muito longe de ser a obra que tem causado tanto impacto e se transformado em pauta em meios de comunicação do mundo todo.

Pois em uma análise fria, em cerca de mais de uma hora e meia o que assistimos é a uma palestra do ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, intercalada por fotografias de diversas localidades do planeta e imagens do político durante o seu trabalho. Numa análise fria.

Em suma: o segredo da produção está justamente na maneira adotada para levar ao público informações sobre uma das maiores – senão a maior – preocupação do novo século: o aquecimento global.

Uma aula em forma de documentário

De maneira didática e ilustrada com exemplos simples, embasados por uma enxurrada de dados, Al Gore explica para um auditório as principais causas e conseqüências da emissão indiscriminada de gases poluentes, das devastações e das constantes agressões à natureza.

Uma Verdade Inconveniente

O que à primeira vista pode parecer maçante, acaba se tornando o grande trunfo de Uma Verdade Inconveniente. Contudo, o foco está justamente na informação, no despertar de consciência e no convite ao público a agir visando uma modificação do atual estado calamitoso da natureza.

Claro que nada disso acontece apenas por causa de um ideal. Há que se ressaltar que Al Gore foi o candidato à presidência dos EUA derrotado de maneira duvidosa pelo atual presidente George W. Bush, tido como um dos vilões do meio ambiente após recusar que o seu país assinasse o protocolo de intenções de Kyoto, onde se comprometeria a diminuir a emissão de gases poluentes.

Gore se aproveita, e muito bem por sinal, abraçando uma causa e dando a ela uma proporção tão significativa quanto os estragos que poderão ocorrer caso não sejam tomadas medidas preventivas e corretivas e de impacto global.

Inconveniente ou verdadeiro?

Uma Verdade Inconveniente

Declarado pela mídia como candidato favorito à próxima sucessão presidencial norte-americana, Gore descreve detalhes de sua vida e de sua trajetória política, misturando-a ao tema que defende com segurança e, como sugerem as imagens, com bastante preparo.

Assim como faz no documentário, o resultado junto ao público e a crítica parece ter sido similar, pois é difícil desvincular o Oscar de Melhor Documentário – com justiça, diga-se de passagem – a uma tomada de posição contrária à política bélica de George W. Bush que tem colaborado sobremaneira para tornar a imagem dos Estados Unidos no exterior como a de um país inescrupuloso e responsável pela maior parte dos males das últimas décadas.

Eleitoreiro ou verdadeiro (ou ambos), Uma Verdade Inconveniente é um filme necessário, obrigatório. Da mesma forma, a reflexão sobre o tema bem como repensar uma série de conceitos e valores também é tarefa fundamental para cada espectador.

Uma Verdade Inconveniente

Talvez a maior mensagem do filme resida no fato de não condenar os possíveis culpados, mas em tentar despertar no maior número de pessoas uma consciência ecológica ou de redução de danos ao meio ambiente. Afinal incentivar o consumo consciente e a propagação de idéias eticamente corretas, não é algo que se vê todos os dias nas telas de cinema.

Nota 9.

Texto publicado originalmente no site Portal de Cinema, em 2007.

Sinopse

Davis Guggenheim segue Al Gore em suas palestras enquanto o ex-candidato presidencial faz campanha para aumentar a conscientização sobre os perigos do aquecimento global. Ele pede ainda ações para conter seus efeitos no meio ambiente.

Ficha Técnica

  • Título original: An Inconvenient Truth.
  • Origem/Ano: Estados Unidos, 2006.
  • Direção: Davis Guggenheim.
  • Roteiro: Al Gore.
  • Produção: Lawrence Bender, Scott Z. Burns e Laurie Lennard.
  • Fotografia: Davis Guggenheim e Robert Richman.
  • Montagem: Jay Cassidy e Dan Swietlik.
  • Música: Michael Brook.
  • Elenco principal: documentário.

Premiações

Oscar de Melhor Documentário e Melhor Canção Original.

Curiosidades

Uma Verdade Inconveniente estreou no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, em 24 de janeiro de 2006. No Brasil, estreou nos cinemas em 2 de novembro de 2006.

O documentário Uma Verdade Inconveniente está disponível apenas para locação na Microsoft Store.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *