Uncharted: Fora do Mapa

Uncharted: Fora do Mapa é uma adaptação competente, mas falta ação para deixar o filme mais atrativo

Uncharted: Fora do Mapa

Adaptações para o cinema partindo do mundo dos games na maioria das vezes não dão bons resultados. Uncharted: Fora do Mapa, é uma das poucas exceções à essa regra, mas isso não significa que o filme possa ser considerado um sucesso. Falta ação e emoção para que a produção funcione na telona.

Dirigido por Ruben Fleischer (de Venom), o filme inspirado em uma das franquias de maior sucesso no PlayStation consegue ser fiel às origens do jogo, ao mesmo tempo que conta uma história independente, com margem para a abertura de uma série de filme. Porém, ainda assim, deixa no ar a sensação de que faltou alguma coisa.

Reconstruindo um universo no cinema

Falando especificamente da adaptação em si, o resultado é ótimo. Nathan Drake (Tom Holland) é um jovem que sobrevive como barman e sonha em seguir a vida de aventuras do irmão. Ele é recrutado por Victor Sullivan (Mark Wahlberg) para embarcar na maior jornada de sua vida: tentar encontrar o ouro escondido por Fernão de Magalhães há mais de cinco séculos.

Uncharted: Fora do Mapa

Para isso, a dupla terá que entrar em uma verdadeira corrida do ouro contra Santiago Moncada (Antonio Banderas), Chloe Frazer (Sophia Ali) e Jo Braddock (Tati Gabrielle). Quem será o primeiro a decifrar esse mistério?

A fórmula de Uncharted: Fora do Mapa não é muito diferente da de produções como A Lenda do Tesouro Perdido, Lara Croft: Tomb Raider ou O Código Da Vinci. Uma pista que leva a outra pista, que leva a outra e guia uma viagem ao redor do mundo. O problema aqui está na falta de ação e, parcialmente, nos seus próprios personagens.

O que falta em Uncharted: Fora do Mapa?

O primeiro aspecto a ser considerado é a falta de emoção. Holland e Wahlberg desempenham de forma razoável seus papeis, mas em momento algum parecem demonstrar algum sentimento que reforce a vontade de conquistar o ouro. Nathan ainda tem as suas razões, mas o Sullivan de Mark Wahlberg parece atuar no “piloto automático”.

Uncharted: Fora do Mapa

Não há um traço do personagem que seja memorável ou que nos faça ter alguma empatia ou antipatia por ele. Essa sensação decorre muito da falta de uma ação que realmente balance o espectador.

Sendo mais claro: há ação, brigas e batalhas emocionantes – como a sequência á bordo do avião, que é de tirar o fôlego. Entretanto, apenas ela e outra no final têm impacto suficiente para surpreender o espectador. No restante do tempo, o que parece é que estamos assistindo a um filme “morno”, que não pega no tranco mesmo em seus pontos de virada.

Apesar de “morna”, adaptação é competente

Apesar da história “morna”, não há como negar que a recriação do universo de Uncharted no cinema é competente. O fato de sabermos pouco ou quase nada sobre Sullivan contribui para que Uncharted: Fora do Mapa fique aquém do esperado. Gostamos (ou não) dos personagens por já termos referências anteriores ao filme, e não pelo filme em si.

Uncharted: Fora do Mapa

Em termos visuais, estão lá sequências de ação dos jogos que privilegiam escaladas, combates com armas de fogo e a resolução de puzzles. Tudo isso é entregue ao espectador de forma muito fiel, mas há que se lembrar que no cinema não estamos com o controle em mãos. Assistir passivamente a esse desenrolar é menos interessante do que podendo escolher os rumos da história.

Em outras palavras, creio que essa trama pudesse funcionar melhor enquanto jogo, mas os elementos apresentados no cinema não são suficientes para uma ação convincente. A experiência de ver Uncharted é melhor pelo resultado da boa adaptação do que pelo que o filme entrega – e isso, de certa forma, é frustrante.

Há potencial para um melhor desenvolvimento desse universo em outros filmes, mas infelizmente não foi em Uncharted: Fora do Mapa que a franquia decolou.

Nota 6.

Sinopse

O astuto Nathan Drake é recrutado pelo experiente caçador de tesouros Victor “Sully” Sullivan para recuperar uma fortuna acumulada por Ferdinand Magellan e perdida há 500 anos pela Casa de Moncada.

Ficha Técnica

  • Título original: Uncharted.
  • Origem/Ano: Espanha, Estados Unidos, 2022.
  • Direção: Ruben Fleischer.
  • Roteiro: Rafe Judkins, Art Marcum e Matt Holloway.
  • Produção: Avi Arad, Alex Gartner e Charles Roven.
  • Fotografia: Chung-Hoon Chung.
  • Montagem: Chris Lebenzon e Richard Pearson.
  • Música: Ramin Djawadi.
  • Elenco principal: Tom Holland (Nathan Drake), Mark Wahlberg (Victor Sullivan), Antonio Banderas (Santiago Moncada), Sophia Ali (Chloe Frazer), Tati Gabrielle (Jo Braddock), Steven Waddington (The Scotsman), Pingi Moli (Hugo), Tiernan Jones (Young Nate), Rudy Pankow (Young Sam) e Jesús Evita (Guard at Museum).

Ação | Aventura | Assista online em: HBO Max

Curiosidades

Uncharted: Fora do Mapa estreou nos cinemas da Espanha em 8 de fevereiro de 2022. No Brasil, estreou nos cinemas em 17 de fevereiro de 2022.

O orçamento de Uncharted: Fora do Mapa foi de US$ 120 milhões e o filme arrecadou mais de US$ 401 milhões nas bilheterias em todo o mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *