Um Dia Cinco Estrelas

Um Dia Cinco Estrelas

Comédia Um Dia Cinco Estrelas tem Nany People como destaque, mas fórmula não empolga

O cinema brasileiro é bastante prolífico em comédias “bobinhas” com aquele visual de produção que mais parece o de um programa de humor da TV. Um Dia Cinco Estrelas é mais um representante do gênero e, ainda que faça sorrir em alguns momentos, não dá para negar que se trata de mais do mesmo.

A direção é de Hsu Chien Hsin, um verdadeiro operário das comédias nesse estilo, que tem no currículo produções como Desapega, Me Tira da Mira e Quem Vai Ficar Com Mário. Entre piadas de duplo sentido e um humor baseado nas situações embaraçosas, o resultado é uma comédia familiar passageira.

Um dia cinco estrelas como motorista de Uber

Pedro Paulo (Estevam Nabote) é apaixonado pelo Mozão, um Opala antigo que pertenceu a seu pai. Sem dinheiro para ajudar em casa, e muito contrariado, ele decide fazer um bico como motorista de aplicativo para arrecadar dinheiro e pagar a reforma do telhado e uma viagem da mãe para Buenos Aires.

Um Dia Cinco Estrelas

Porém, no seu primeiro dia de trabalho, uma série de infortúnios acontece, incluindo serenatas de amor, assalto a uma loja, parto no carro e muito mais. Entre surpresas e desafios, ele precisa chegar inteiro ao final do dia para dar uma festa de aniversário para a mãe, Dona Nilda (Nany People).

Assinam o roteiro Ricky Hiraoka (Os Parças) e Cris Wersom, em seu primeiro trabalho no cinema. Dentro daquilo que o filme se propõe, o resultado não é ruim: ele simplesmente repete uma fórmula de situações embaraçosas uma atrás da outra que culminam num grande clímax. A resolução em si não é o mais importante, o foco aqui está na jornada, em fazer rir a cada nova situação.

A naturalidade de Nany People

Apesar de Estevam Nabote ser o principal nome do elenco de Um Dia Cinco Estrelas, é Nany People quem rouba a cena como Dona Nilda. A naturalidade com a qual sua personagem entra e sai de cena empresa uma credibilidade enorme às cenas. Em muitos diálogos, é como se realmente estivéssemos conversando com uma tia que todos nós temos em sua vida.

Um Dia Cinco Estrelas

Sua presença em cena me fez questionar por que ela passou tantos anos longe da atuação em cinema, uma vez que em seu currículo, somente nos últimos anos é que passou a figurar com maior frequência em trabalhos como atriz. Os esquetes nos quais ela está são os mais interessantes – com destaque para as sequências nas quais recebe massagens e tratamentos de beleza no SPA.

Outro núcleo interessante na produção é o de Betina (Danielle Winits), uma mulher em busca de provas de que o seu marido a trai. A condução das cenas que têm um tom de urgência, somadas ao desespero dela diante da situação e o interessante desfecho dessa trama é algo que considero também um ponto positivo.

Quando a semelhança não é um elogio

O principal mérito de Um Dia Cinco Estrelas é o fato de conseguir fazer humor em um tom leve sem recair na vulgaridade. Isso deve garantir uma boa percepção por parte do público que busca um entretenimento familiar, seja no cinema ou posteriormente em streaming.

Um Dia Cinco Estrelas

Por outro lado, a sensação que se tem é que essa é a “mesma comédia” que nos acostumamos a ver nos cinemas, pelo menos três ou quatro vezes ao ano. São produções passíveis de serem produzidas por um custo baixo, por atacado, e com boas perspectivas de exibição posterior na TV e nos cinemas.

Porém, enquanto filme, não provoca nada além do que um sorriso leve no canto do rosto. Talvez seja suficiente dentro da sua proposta, mas definitivamente é pouco em se tratando de cinema.

Nota 5.

Sinopse

Pedro Paulo passa dia e noite cuidando do seu Mozão, um Opala dos anos 70. Para ajudar a família a sair do sufoco e realizar o sonho da sua mãe de viajar para Buenos Aires, ele começa a trabalhar como motorista de aplicativo.

Durante a nova jornada, ele passa por situações inusitadas e divertidas que mudam a vida de Pedro Paulo, da sua família e dos seus passageiros. 

Ficha Técnica

  • Título original: Um Dia Cinco Estrelas.
  • Origem/Ano: Brasil, 2023.
  • Direção: Hsu Chien Hsin.
  • Roteiro: Cris Wersom.
  • Produção: Paulo Nascimento e Veronica Stumpf.
  • Fotografia: Alexandre Berra.
  • Montagem: Marcio Papel.
  • Música: Silvio Marques.
  • Elenco principal: Giovane Correa (Musculoso), Danielle Winits (Betina), Estevam Nabote (Pedro Paulo), Nany People (Dona Nilda), Aline Campos (Manuela), Carol Bresolin (Maria Isabel), Clemente Viscaíno (Ludovico), Hugo Bonemer (Humberto), Ed Gama (Sebastian) e Bruna Aiiso (Regiane).

Comédia | Assista nos cinemas

Curiosidades

Um Dia Cinco Estrelas estreia nos cinemas brasileiros em 6 de julho de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *