Coração de Fogo

Coração de Fogo tem bela mensagem, mas entrega animação morna e razoavelmente divertida

Coração de Fogo

Algumas produções merecem a nossa atenção muito mais pela mensagem que transmitem do que pelo desenrolar da trama ou a forma de contar a história. A animação Coração de Fogo, um coprodução franco-canadense, é um desses exemplos.

Tendo como ponto de partida a história real das primeiras mulheres que foram autorizadas a trabalhar no Corpo de Bombeiros de Nova York, no início do século passado, a produção transmite uma mensagem positiva de inclusão e igualdade. Entretanto, o faz com um roteiro que se limita ao feijão com arroz, sem muitos atrativos além da premissa principal.

Coração de Fogo: em busca dos sonhos

A jovem Georgia Nolan (Alice Pol) sonha em ser bombeira desde a infância. Porém seu pai Shawn Nolan (Vincent Cassel), demove a garota da ideia afirmando que mulheres simplesmente não podem exercer essa profissão. De fato, na Nova York dos anos 1920/30 isso não é permitido, de maneira que ela segue sua vida ajudando o pai em um ateliê de costura.

Coração de Fogo

Entretanto, quando um misterioso incendiário coloca fogo na Broadway e faz com que centenas de bombeiros desapareçam, restam poucas pessoas para liderar a investigação. Shawn, ex-bombeiro, é um deles e ele conta com a ajuda de voluntários como “Joe”, que é ninguém menos do que Georgia disfarçada de homem.

De maneira clara, a trama estabelece que deixar de sonhar não é uma opção, nem que para isso seja preciso provar o seu valor das mais diversas maneiras possíveis, colocando até mesmo a própria vida em risco.

Falta a vibração que faz fugir do lugar-comum

Coração de Fogo é inegavelmente uma boa história e uma bela homenagem às pioneiras no combate ao fogo. Porém, essas credenciais não são suficientes para construir um filme que vá além de uma linearidade óbvia. As pitadas de humor são quase que acidentais e não empolgam.

Coração de Fogo

Dirigido por Theodore Ty (Por Água Abaixo) e Laurent Zeitoun (A Morte de Stalin), a animação em nenhum momento apresenta alguma grande reviravolta inesperada. Há algum apelo para o aspecto emocional, na relação entre pai e filha, mas na sequência em que a vida de ambos corre perigo não há, nem por um instante, alguma dúvida pairando no ar de que as coisas possam dar errado.

Fundamentalmente, é possível dizer que o roteiro é engessado, no sentido que não se permite ir além daquilo que o espectador possa imaginar. Essa falta de surpresas revela um filme com condução bastante óbvia, ainda que competente. Um filme familiar, sem sombra de dúvidas, mas provavelmente esquecível em meio a tantos outros.

Visual bonito, bela mensagem e nada mais

O filme Coração de Fogo tem pouco mais de 1h30 de duração. Parece pouco, mas é o suficiente para que o espectador se sinta impaciente diante de uma história que não parece fluir com tanta agilidade quanto poderia. Não chega a ser cansativo, mas deixa no ar sensação de que faltou alguma coisa.

Coração de Fogo

E falta: personagens pouco cativantes, um roteiro sem surpresas são mais do que perceptíveis. A ausência deles não apaga a bela mensagem motivacional e a homenagem às inspiradoras pioneiras da profissão, mas resulta em um filme morno e sem personalidade.

Nota 6.

Sinopse

Georgia Nolan, de dezesseis anos, sonha em ser a primeira bombeira do mundo. Quando um misterioso incendiário começa a colocar fogo na Broadway, os bombeiros de Nova York começam a desaparecer. O pai de Georgia, Shawn, precisa abandonar sua aposentadoria para liderar a investigação dos desaparecimentos.

Desesperada para ajudar seu pai e salvar sua cidade, Georgia se disfarça como um jovem chamado “Joe” e se junta a um pequeno grupo de bombeiros desajustados que tentam parar o incendiário.

Ficha Técnica

  • Título original: Fireheart.
  • Origem/Ano: França, Canadá/2022.
  • Direção: Theodore Ty e Laurent Zeitoun.
  • Roteiro: Laurent Zeitoun, Jennica Harper e Daphne Ballon.
  • Produção: Valérie d’Auteuil, Andre Rouleau, Laurent Zeitoun e Yann Zenou.
  • Fotografia: Jericca Cleland.
  • Montagem: Stéphane Garnier e Robert Yates.
  • Música: Chris Egan.
  • Elenco principal: Alice Pol (Georgia / Joe), Vincent Cassel (Shawn), Valérie Lemercier (Pauline), Claudia Tagbo (Miss Divine), Elie Semoun (Chef Neil), Emmanuel Curtil (Jimmy Murray), Emmanuel Garijo (Ricardo), Alexandre N’Guyen (Jin) e Loïse Charpentier (Georgia jovem).

Animação | Aventura | Comédia | Assista online em Amazon Prime Video

Curiosidades

Coração de Fogo estreou nos cinemas da França em 2 de fevereiro de 2022. No Brasil, estreou nos cinemas em 24 de fevereiro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *