Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe

Renfield é divertido, tem roteiro enxuto e Nicolas Cage brilhando como Drácula

Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe

Quando escolhe bons roteiros, o ator Nicolas Cage é capaz de nos presentear com atuações acima da média. Infelizmente, não é o que ocorre na maioria das vezes, mas Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe definitivamente entre na lista dos trabalhos do ator que merecem ser vistos.

Dirigido por Chris McKay (de A Guerra do Amanhã), o filme mistura elementos de terror e comédia para contar a história de Renfield (Nicholas Hoult), o fiel servo do Conde Drácula (Nicolas Cage), que se vê cansado de aceitar os mandos e desmandos do seu chefe e para isso procura um grupo de terapia.

Em meio à sua tentativa de se libertar, enquanto leva “carne fresca” para o patrão, ele ainda se vê perseguido pela máfia local e pela polícia corrupta. Assim, ele precisa lutar contra tudo, contra todos e superar seus próprios medos para finalmente encontrar a liberdade.

Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe

Renfield tem roteiro enxuto e funcional

A duração de Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe é de pouco mais de 90 minutos. Neste tempo, o roteiro de Ryan Ridley (de Rick e Morty) consegue desenvolver bem a trama, apresentando não só os personagens principais, como desenvolvendo tramas paralelas igualmente interessantes.

É o caso da policial Rebecca (Awkwafina), que deseja limpar a cidade da máfia, e de Tedward Lobo (Ben Schartz), filho da mafiosa mais poderosa da região, mas que não tem a mínima condição de assumir os negócios da família, ainda que acredite o contrário.

Assim, dando substância à trama principal, sem deixar de lado as cenas de ação – muito bem elaboradas, diga-se de passagem – e garantindo boas risadas em momentos-chave do filme, o resultado é um terror pontuado pelo humor, e que reforça o caráter absurdo do banho de sangue de alguns esquartejamentos.

Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe

Nicolas Cage brilha como Conde Drácula

É notório o poder de Nicolas Cage em cena, independente de quem esteja contracenando com ele em Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe. E isso não significa que os demais sejam ruins ou tenha atuações abaixo, pelo contrário: o elenco todo está bem. Entretanto, são os momentos de monólogo, no qual Drácula mostra quem é que se vê o carisma e a potência da atuação de Cage.

Ainda que não seja uma atuação exemplar, as nuances que o ator emprega ao seu personagem, seja em um simples comentário, olhar ou reação, mostram um valor diferenciado, que poucos conseguiriam entregar. Fica difícil imaginar um ator “desconhecido”, por exemplo, contribuindo tanto em cena quanto Cage.

E olhe que estamos falando de ninguém menos do que Conde Drácula, um personagem icônico, interpretado dezenas de vezes nos cinemas. Aqui, não é simplesmente o Drácula, mas sim o Conde Drácula de Nicolas Cage – e isso faz uma boa diferença.

Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe

Um terror para fazer rir

Classificar Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe como terror seria pesado demais, apesar das múltiplas cenas de ação nas quais há desmembramentos em série e um verdadeiro banho de sangue na tela. Da mesma forma, comédia seria algo leve demais para o que se vê.

O filme encontra bem um meio termo e permite que, mesmo em uma história com tintas mais carregadas, ainda seja possível sair do cinema com a sensação de que se viu algo “leve”. Acertar o tom, provavelmente, é a expressão que, para mim, melhor define o resultado da produção.

É agradável ver uma história bem contada, que se preocupa apenas em encerrar em si um ciclo, sem plantar sementinhas de sequências e ampliação de franquia. Divertido e eficiente, vale a pena ver Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe nos cinemas.

Nota 7.

Sinopse

A história do capanga Renfield, que trabalha para o Conde Drácula. Mesmo devoto a seu patrão imortal, ele decide deixar seu posto de trabalho após se apaixonar. Porém, seu chefe não gosta nada da ideia e a confusão está formada.

Ficha Técnica

  • Título original: Renfield.
  • Origem/Ano: Estados Unidos/2023.
  • Direção: Chris McKay.
  • Roteiro: Ryan Ridley.
  • Produção: Davod Alpert, Bryan Furst, Sean Furst, Robert Kirkman e Chris McKay.
  • Fotografia: Mitchell Amundsen.
  • Montagem: Ryan Folsey, Giancarlo Ganziano e Mako Kamitsuna.
  • Música: Marco Beltrami.
  • Elenco principal: Nicolas Cage (Dracula), Nicholas Hoult (Renfield), Awkwafina (Rebecca Quincy), Shohreh Aghdashloo (Ella), Ben Schwartz (Teddy Lobo), Brandon Scott Jones (Mark), Jenna Kanell (Carol), Caroline Williams (Vanessa), William Ragsdale (Older Priest) e Camille Chen (Kate Quincy).

Curiosidades

Renfield: Dando o Sangue Pelo Chefe estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 16 de abril de 2023. No Brasil, estreou nos cinemas em 27 de abril de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *